DONAS.DOC CALCINHAS
O que se esconde no fundo falso da gaveta mais rotineira do nosso armário? Quais reflexões as nossas calcinhas podem trazer sobre história, feminismo, diversidade, saúde e fetiche? Foram essas algumas perguntas que tentamos responder no primeiro donas.doc.
Para buscar essas reflexões, ouvimos entre setembro e dezembro de 2020 mais de 30 fontes. Profissionais de moda, especialistas em saúde, criadoras de calcinhas, artistas, fetichistas e pessoas como nós e vocês, que usam calcinhas todos os dias e encontram questões para encontrar as peças certas, usar de forma saudável e até pra se desfazer das peças quando elas não servem mais.
Vem com a gente pra essa viagem pra dentro do nosso armário!
QUEM NÓS OUVIMOS NO DONAS.DOC SOBRE CALCINHAS
Mais de 30 vozes foram ouvidas para esta edição. Para continuar essa conversa, clique no nome das nossas entrevistadas e se conecte com elas.
Modelo da Ovelha Negra Intimates
Designer da Tereza Cabana
Fisioterapeuta pélvica
Profissional de marketing
Sócias da Pantys
Consultora de estilo
Doutora em ciências da linguagem
Fundador da Libertari Lingerie
Ativista pelos diretos LGBTQIA+
Diretora comercial da DelRio
Fundadora da TitaCo.
Empreendedora na Moi Lingerie
Artista
Fundadora da Ovelha Negra Intimates
Artista e designer
Jornalista, fotógrafa e modelo
Desenvolvimento de produto da Eloeth
Médica de pessoas com vagina
Mãe da Maju e musicista
Cam girl
Fundadora da Herself
Maquiadora e cabelereira
Fundadora da Ouseuse e do Amiga Recicla
Criadora das calcinhas Trucss
Atleta de vôlei de praia
VAMOS CONTINUAR
ESSE PAPO?
Nós estamos apaixonadas por esse assunto. Se você também ficou, separamos abaixo alguns links e pesquisas que consultamos para construir o donas.doc.
NOSSA PESQUISA SOBRE CALCINHAS
Cerca de 200 mulheres foram ouvidas entre setembro e novembro de 2020 numa pesquisa realizada aqui pelo Donas da P* Toda. Abaixo, alguns resultados:
82,4%
Foi o número de respondentes que disseram que usam calcinha e gostam. As 17,6% restante disseram que, apesar de usarem, detestam.
88,9%
Afirmam que nunca usaram calcinhas absorventes. Dos 11,1% que já usaram, apenas 1% não gostaram da experiência - 10% gostaram.
89,4%
Escolheram confortável como sensação perfeita ao usar uma calcinha. 45,5% também selecionaram que gostam de se sentir sensuais.
82,8%
São as que compram cores escuras neutras, sem estampas. Peças claras, de cores neutras e lisas fazem parte da gaveta de 42,4%.
ALGODÃO
É o tecido preferido de 69,2% das respondentes. Renda (18,2%) e tecido sintético (12,6%) completam as preferências.
BIQUÍNI E HOT PANT
São campeãs entre as modelagens. Caleçõn e fio dental seguem a lista. 4% das respondentes preferem as calcinhas modeladoras.
LOJA FÍSICA
Os espaços especializados em moda íntima são usados para compra para 68,8% das respondentes. Só 26,2% compram na internet.
FRASES DIVERTIDAS
Apenas oito respondentes gostam de calcinhas com frases. Só 3,5% disseram que se sentir "divertida" é o que esperam ao vestir uma calcinha.
ALGUNS DEPOIMENTOS DAS RESPONDENTES
"Depois dos 30 a gente só quer conforto. E por que não começar pela roupa íntima? A cabeça já está madura pra entender que calcinha não é para agradar nosso parceiro."
"A libertação de não usar calcinha sexy pra agradar parceiros, mas sim pra agradar a si. Sendo a calcinha sexy ou não, mas pra se sentir bem mesmo."
"O Brasil arrasa em quesito biquíni, calcinha, lingerie... Quando fui a passeio pra Europa visitar a minha prima na Holanda percebi a dificuldade dela encontrar modelagens como no Brasil! E lá, quando encontramos algo próximo, estava escrito na embalagem que era modelo brasileiro - e nem era tão brasileiro assim..."
"Eu tenho a impressão de que as calcinhas 'sensuais' com rendas, corte bonito e etc só ficam confortáveis em pessoas magras. Já estive com peso bem menor e me sentia bem usando, confortável. Depois que engordei alguns quilos, sinto que ou a modelagem é errada ou aperta onde não deveria ou fica larga onde não deveria..."
HISTÓRIAS E CALCINHAS
O site da Revista Elle nos EUA tem uma galeria incrível com 142 imagens mostrando a evolução das lingeries através da história. Na imagem, uma modelo dos anos de 1920 mostra um conjunto de calçola e sutiã.
Neste link, um artigo da pesquisadora Beatrix Nutz falando sobre as peças íntimas das mulheres durante a Idade Média (texto em inglês). "Retrato de uma mulher", quadro de Rogier van der Weyden que ilustra a matéria.
E aqui, uma matéria da BBC comparando a evolução do feminismo e das lingeries ao longo da história. Na imagem que ilustra a matéria, as primeiras roupas de baixo que desenhavam a silhueta das mulheres.
O MERCADO E A CULTURA DAS CALCINHAS
CALCINHAS NA CULTURA POP
MARILYN MONROE EM
“O PECADO MORA AO LADO” (1955)
JANE FONDA É A ESTRELA
DE "BARBARELLA"
(1968)
SIGOURNEY WEAVER
EM “ALIEN”
(1979)
RENÉE ZELLWEGER EM "O DIÁRIO DE BRIDGET JONES"
(2001)
GILLIAN ANDERSON NA FESTA PÓS-OSCAR DA VANITY FAIR
(2001)
CHRISTINA AGUILERA NO CLIPE DE "DIRRTY"
(2002)
PAOLLA OLIVEIRA NA MINISSÉRIE FELIZES PARA SEMPRE (2015)
PABLLO VITTAR NO CLIPE DE "SEU CRIME"
(2019)
RIHANNA X ANGELS
Falamos sobre como a Savage X Fenty vem revolucionando o mercado mainstream de lingeries e como a Victoria’s Secret foi a maior prejudicada nesse movimento liderado pela Rihanna e sua equipe. Aqui, uma matéria da Forbes contextualiza a questão.
Se você ainda não assistiu, aqui e aqui você pode conferir a primeira edição e o “volume 2” dos desfiles da Savage X Fenty. Esteja preparada para um espetáculo de corpos diversos, cores, muita música e sensualidade de um jeito nada óbvio.
E para ficar na memória, clique aqui para assistir o último dos tradicionais desfiles da Victoria’s Secret, que rolou em 2018. Se você estiver curiosa para saber como eles eram nos seus primeiros anos, aqui tem um programa inteiro do E! de 1998 sobre o backstage do desfile e todo o universo que a marca criou.
VAMOS SEGUIR ESSA CONVERSA?
Procure a gente nas redes sociais, escreva para o donasdaptoda@gmail.com!