DONAS.DOC CALCINHAS

O que se esconde no fundo falso da gaveta mais rotineira do nosso armário? Quais reflexões as nossas calcinhas podem trazer sobre história, feminismo, diversidade, saúde e fetiche? Foram essas algumas perguntas que tentamos responder no primeiro donas.doc. 


Para buscar essas reflexões, ouvimos entre setembro e dezembro de 2020 mais de 30 fontes. Profissionais de moda, especialistas em saúde, criadoras de calcinhas, artistas, fetichistas e pessoas como nós e vocês, que usam calcinhas todos os dias e encontram questões para encontrar as peças certas, usar de forma saudável e até pra se desfazer das peças quando elas não servem mais. 


Vem com a gente pra essa viagem pra dentro do nosso armário!

calcinhas-stories-1080x1920-azul-claro.p
 
 

FICHA TÉCNICA

LARISSA GUERRA

Pesquisa bibliográfica, entrevistas, roteiro e concepção.

MARINA MELZ

Pesquisa bibliográfica, entrevistas, roteiro e concepção.

BRUNO STOLF

Tratamento e edição de áudio.

LARISSA TIETJEN

Revisão final.

CARLA PAMPLONA

Identidade visual.

 

QUEM NÓS OUVIMOS NO DONAS.DOC SOBRE CALCINHAS

Mais de 30 vozes foram ouvidas para esta edição. Para continuar essa conversa, clique no nome das nossas entrevistadas e se conecte com elas.

4%20-%20claudia_edited.jpg

Modelo da Ovelha Negra Intimates

2%20-%20cris_edited.jpg

Designer da Tereza Cabana

3 - dai.jpeg

Fisioterapeuta pélvica

2%20-%20Dulce_edited.jpg

Profissional de marketing

3 - pantys.jpg
1 - fernanda.jpeg

Consultora de estilo

Grazi_edited.jpg

Doutora em ciências da linguagem

2 - juliano.jpeg

Fundador da Libertari Lingerie

2 - laura.jpeg

Ativista pelos diretos LGBTQIA+

1-%2520luciana_edited_edited.jpg

Diretora comercial da DelRio

luiza_edited.jpg

Fundadora da TitaCo.

2%2520-%2520mahyna_edited_edited.jpg

Empreendedora na Moi Lingerie

2 - maria casalecchi.jpeg
4 - duda.jpeg

Fundadora da Ovelha Negra Intimates

2%20-%20maria%20fauvel_edited.jpg

Artista e designer

2%2520-%2520maria%2520paula_edited_edited.jpg

Jornalista, fotógrafa e modelo

1 - marina.jpeg

Desenvolvimento de produto da Eloeth

Martha.jpeg

Médica de pessoas com vagina

2 - mayla.jpeg

Mãe da Maju e musicista

4 - rave.jpg
2%20-%20herself_edited.jpg

Fundadora da Herself

2 - renata.jpeg

Maquiadora e cabelereira

3 - rosana.jpeg

Fundadora da Ouseuse e do Amiga Recicla

2 - silvana.jpeg

Criadora das calcinhas Trucss

2 - teresa.jpeg

Atleta de vôlei de praia

VAMOS CONTINUAR
ESSE PAPO?

Nós estamos apaixonadas por esse assunto. Se você também ficou, separamos abaixo alguns links e pesquisas que consultamos para construir o donas.doc.

calcinhas-1080x1080-laranja.png
 
 

NOSSA PESQUISA SOBRE CALCINHAS

Cerca de 200 mulheres foram ouvidas entre setembro e novembro de 2020 numa pesquisa realizada aqui pelo Donas da P* Toda. Abaixo, alguns resultados:

82,4%

Foi o número de respondentes que disseram que usam calcinha e gostam. As 17,6% restante disseram que, apesar de usarem, detestam.

88,9%

Afirmam que nunca usaram calcinhas absorventes. Dos 11,1% que já usaram, apenas 1% não gostaram da experiência - 10% gostaram.

89,4%

Escolheram confortável como sensação perfeita ao usar uma calcinha. 45,5% também selecionaram que gostam de se sentir sensuais.

82,8%

São as que compram cores escuras neutras, sem estampas. Peças claras, de cores neutras e lisas fazem parte da gaveta de 42,4%.

ALGODÃO

É o tecido preferido de 69,2% das respondentes. Renda (18,2%) e tecido sintético (12,6%) completam as preferências.

BIQUÍNI E HOT PANT

São campeãs entre as modelagens. Caleçõn e fio dental seguem a lista. 4% das respondentes preferem as calcinhas modeladoras.

LOJA FÍSICA

Os espaços especializados em moda íntima são usados para compra para 68,8% das respondentes. Só 26,2% compram na internet.

FRASES DIVERTIDAS

Apenas oito respondentes gostam de calcinhas com frases. Só 3,5% disseram que se sentir "divertida" é o que esperam ao vestir uma calcinha.

 

ALGUNS DEPOIMENTOS DAS RESPONDENTES

"Depois dos 30 a gente só quer conforto. E por que não começar pela roupa íntima? A cabeça já está madura pra entender que calcinha não é para agradar nosso parceiro."

"A libertação de não usar calcinha sexy pra agradar parceiros, mas sim pra agradar a si. Sendo a calcinha sexy ou não, mas pra se sentir bem mesmo."

 

"O Brasil arrasa em quesito biquíni, calcinha, lingerie... Quando fui a passeio pra Europa visitar a minha prima na Holanda percebi a dificuldade dela encontrar modelagens como no Brasil! E lá, quando encontramos algo próximo, estava escrito na embalagem que era modelo brasileiro - e nem era tão brasileiro assim..."

"Eu tenho a impressão de que as calcinhas 'sensuais' com rendas, corte bonito e etc só ficam confortáveis em pessoas magras. Já estive com peso bem menor e me sentia bem usando, confortável. Depois que engordei alguns quilos, sinto que ou a modelagem é errada ou aperta onde não deveria ou fica larga onde não deveria..."

 

HISTÓRIAS E CALCINHAS

site-calcinhas-galera.png
site-calcinhas-história das calcinhas.pn
site-calcinhas-bbc.jpg

O site da Revista Elle nos EUA tem uma galeria incrível com 142 imagens mostrando a evolução das lingeries através da história. Na imagem, uma modelo dos anos de 1920 mostra um conjunto de calçola e sutiã.

Neste link, um artigo da pesquisadora Beatrix Nutz falando sobre as peças íntimas das mulheres durante a Idade Média (texto em inglês). "Retrato de uma mulher", quadro de Rogier van der Weyden que ilustra a matéria.

E aqui, uma matéria da BBC comparando a evolução do feminismo e das lingeries ao longo da história. Na imagem que ilustra a matéria, as primeiras roupas de baixo que desenhavam a silhueta das mulheres.

 

O MERCADO E A CULTURA DAS CALCINHAS

O MERCADO DE MODA ÍNTIMA NO BRASIL

O site Moda Works trouxe dados da pesquisa do IEMI - Inteligência de Mercado de 2019 sobre produção e consumo de lingeries no Brasil.

O MERCADO DE MODA ÍNTIMA NO MUNDO

Neste link (em inglês), o mercado global está  explicado em sete gráficos, com destaque para a variedade de tons de “nude” de algumas marcas gringas.

O PROTESTO DAS CALCINHAS NO CAZAQUISTÃO

Segundo uma matéria do Jornal EXTRA, sete mulheres chegaram a ser presas por pediram a permissão para a venda de itens de renda no país.

COMO OS CHINESES MUDARAM O MERCADO DO EGITO

Uma matéria da Revista New Yorker (em inglês) mostra como os investimentos dos chineses transformaram a forma como as moradoras do Egito têm acesso a calcinhas.

TABU SOBRE CALCINHAS PODE GERAR INFECÇÕES NA ÍNDIA

O The Independent conversou com especialistas em saúde que mostraram que a falta de diálogo sobre calcinhas pode estar gerando problemas de saúde para as moradoras do país.

SOLUÇÃO BRASILEIRA PARA POBREZA MENSTRUAL

O absorvente Maria, criado pela designer paranaense Rafaella de Bona, é uma possibilidade de reduzir a pobreza menstrual no mundo. Ele é feito de fibra de banana, não exige o uso de calcinhas e nem precisa de água corrente para ser trocado.

 

CALCINHAS NA CULTURA POP

site-calcinhas-marilyn.jpg
site-calcinhas-jane fonda.jpg
site-calcinhas-alien.jpg
site-calcinhas-bridget.jpg

MARILYN MONROE EM
“O PECADO MORA AO LADO” (1955)

JANE FONDA É A ESTRELA
DE "BARBARELLA"
(1968)

SIGOURNEY WEAVER
EM “ALIEN”
(1979)

RENÉE ZELLWEGER EM "O DIÁRIO DE BRIDGET JONES"
(2001)

site-calcinhas-gillian.png
site-calcinhas-dirrty.png
site-calcinhas-paolla.jpg
site-calcinhas-pablo.jpg

GILLIAN ANDERSON NA FESTA PÓS-OSCAR DA VANITY FAIR
(2001)

CHRISTINA AGUILERA NO CLIPE DE "DIRRTY"
(2002)

PAOLLA OLIVEIRA NA MINISSÉRIE FELIZES PARA SEMPRE (2015)

PABLLO VITTAR NO CLIPE DE "SEU CRIME"
(2019)

 

RIHANNA X ANGELS

Falamos sobre como a Savage X Fenty vem revolucionando o mercado mainstream de lingeries e como a Victoria’s Secret foi a maior prejudicada nesse movimento liderado pela Rihanna e sua equipe. Aqui, uma matéria da Forbes contextualiza a questão.


Se você ainda não assistiu, aqui e aqui você pode conferir a primeira edição e o “volume 2” dos desfiles da Savage X Fenty. Esteja preparada para um espetáculo de corpos diversos, cores, muita música e sensualidade de um jeito nada óbvio.


E para ficar na memória, clique aqui para assistir o último dos tradicionais desfiles da Victoria’s Secret, que rolou em 2018. Se você estiver curiosa para saber como eles eram nos seus primeiros anos, aqui tem um programa inteiro do E! de 1998 sobre o backstage do desfile e todo o universo que a marca criou.

site-rihanna_edited.jpg
 

VAMOS SEGUIR ESSA CONVERSA?

Procure a gente nas redes sociais, escreva para o donasdaptoda@gmail.com!

  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter